Blog Casa de Repouso para Idosos

/
05fev2015

Dúvidas Sobre Clínica de Repouso para Idosos

  • By Edson Kleber Guimarães
  • 1 Tags
  • 0 Comments

Dúvidas Sobre Clínica de Repouso para Idosos

nursing-home

Sabemos que é difícil a tomada de decisões sobre internar ou não um idoso em uma clínica de repouso, principalmente pelo lado emocional. Mais quando existe esta necessidade ficam muitas dúvidas quanto a como ficará o idoso sem você, como ele será tratado, se vão cuidar direitinho dele entre outras mil perguntas que ficam gerando em trono de seus pensamentos.

Sabe-se também que um idoso que necessita de cuidados especiais e não consegue se virar sozinho, pois abandono de incapaz é crime e o mesmo não pode ficar sem os cuidados de alguém. Algumas das alternativas entre elas é se a pessoa puder ficar com ele o tempo todo melhor, se não, existe a necessidade de contratar um cuidador ou interna-lo em um clínica de repouso. Nestas clínicas existem profissionais qualificados em cuidados com idosos como: cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e nutricionistas. Ambos cada um com sua função toda voltada aos cuidados com idosos.

Um aclínica ideal para os idosos seria onde se aproxima mais de um ambiente familiar para que ele possa se sentir á vontade e passar dias calmos e tranquilos.

Como deve ser tomada a decisão na internação de um idoso?

O ideal é que essa decisão seja tomada em comum acordo com toda a família, dando a opção ao idoso de escolher se ele deseja ou não ir para uma clínica de repouso de terceira idade. Para casos de impossibilidade clínica cabe a família tomar esta decisão.

Parta esclarecer mais dúvidas vamos citar quais os níveis de dependência do idoso em que normalmente requer uma internação:

  • Casos em que o idoso está impedido de desemprenhar toda e qualquer função de forma independente;
  • Quando o idoso não está seguro sozinho em casa contra acidentes por problemas de saúde;
  • Quando a família não tem condições de proporcionar cuidados profissionais específicos para com os idosos

Certamente e normalmente um idoso que não goza de boas capacidades mentais ou fisiológicas, além de grave dependência ele será melhor cuidado em uma clínica de repouso. Neste ambiente o idoso será melhor amparado com profissionais qualificados, humanizados e acolhedores para estar sempre em cuidados com os idosos por 24 horas, proporcionando aos pacientes sempre a maior sensação de segurança e bem estar.

A adaptação do idoso vai variar de acordo com cada um. De início um estranhamento é comum, mais com o decorrer dos dias e com o acolhimento, cuidado e o carinho dos profissionais além da presença constante dos familiares essa adaptação será suficiente e boa. A contribuição do familiar para com o idoso é de suma importância, principalmente no frequente contato com o idoso quando internado.

O familiar deve sempre procurar saber informações sobre o local da internação. Saber se a clínica de repouso é um local idôneo, responsável e confiável para cuidar do idoso, procurar referências, observar a infraestrutura do local, saber sobre a equipe médica e de cuidadores tanto quanto profissionais que vão cuidar deste idoso, a capacidade do atendimento e etc.

Esperamos ter ajudado.

Casa de Repouso para Idosos.

CATEGORIES Sem categoria

COMMENTS